terça-feira, 18 de junho de 2013

10

É muito facil falar de "Manifestação"

     Olá Leitores!
     Nesses ultimos dias não se fala de outra coisa que não seja as manifestações no Brasil por causa dos benditos 20 cents dos busões de Sampa. Só pra constar, na minha tava 3,30 desde o começo do ano. Era só abrir o facebook e lá tinha um monte de gente postando o quanto estava á favor das manifestações, que temos mesmo que sair ás ruas e botar pra quebrar mesmo, que não estão nem ai se a FIFA vai cancelar a Copa aqui e por ai vai. Em vista de tudo isso, desculpe, mas eu tive que dar minha opinião á respeito.
     Primeiro devo ressaltar que essa é uma opinião minha, totalmente minha, você concorde ou não com ela, só acho que as pessoas não estão vendo a situação como um todo.
     Imaginem as seguintes situações hipotéticas:
1 - Você está ai na frente da tv, assistindo aos noticiarios com toda essa manifestação, achando graça, concordando com tudo e até postando no face coisas do tipo "Isso mesmo, o Brasil acordou!". No dia seguinte, seu carro quebra quando tem que ir para o trabalho, claro, por que você tem carro, por isso acha graça no protesto e você é obrigado á pegar o onibus. Mas olha só que coisa, não vai passar onibus na sua rua, por que queimaram ele durante a manifestação.
2 - Ai, você chega atrasadissimo no trabalho por que os manifestantes fecharam as principais avenidas, ai você leve um belo de um come de rabo do seu chefe.
3 - Quando você chega em casa, alguém da sua familia está passando mal, e você chama o SAMU que demora uma vida para chegar por causa ainda das ruas tomadas, e quando você finalmente chega no hospital, os médicos estão de greve, solidários ás manifestações também.

    Você ainda acha graça em Manifestações?
    Eu acho muito engraçado, por que a pessoa só apoia enquanto ela não lhe diz respeito. É muito facil dizer que apoia algo que está acontecendo em outro estado, quando os efeitos colaterais não vão afetar a SUA vida. É muito facil protestar pela redução do busão e depredar onibus se você anda de carro, é muito facil apoiar a greve dos medicos do SUS se você tem plano de saude, é muito facil dizer "Que se Foda a Copa" se você não é o tiozinho Zezinho das Couves que fez das tripas coração para comprar uma casa com espaço para fazer uma negócio próprio perto do estadio contando com o fluxo de clientes da Copa. É muito facil.
     A coisa não tá boa no Brasil? Não, não está. Meia duzia de gatos pingados fazendo arruaça nas ruas vai mudar efetivamente alguma coisa? Não, não vai.
     Eu particularmente detesto politica, ja disse isso aqui, sou mesária por sarcasmo do destino e anulo sempre o meu voto, pois me recuso escolher entre o sujo e o mal lavado. Mas já que tem tanta gente apoiando essa ideologia toda, escolham um dentre vocês, coloquem ele no senado e tentem mudar alguma coisa assim, do jeito certo, pois sinceramente, revolução é uma coisa, bagunça é outra.

10 comentários:

  1. Tive que discordar completamente da sua opinião. No inicio, até entendi aonde você queria chegar. Realmente, manifestações fechando ruas, interrompendo o fluxo de ônibus e carros é muito ruim, mas e todos os outros problemas da sociedade ? Será que a gente tem que realmente pensar só no nosso umbigo ? Se vai ser confortável sair trabalhar, estudar etc. ?
    Pois bem, grandes coisas no Brasil e no mundo foram conquistadas graças a manifestações que deixaram muitas pessoas 'chateadas'. A ditadura por exemplo, o Impeachment do Collor... Tudo isso foi graças a revolta do povo nas ruas. Não foram um ou dois gatos pingados, foram mais de 100 mil pessoas só no Rio de Janeiro e que fecharam apenas uma rua. Todos os protestos e manifestações são avisados com antecedência, por isso algumas empresas inclusive liberaram seus empregados mais cedo. Não digo que sou a favor do vandalismo presente em algumas dessas manifestações, mas isso foi a MINORIA do povo. Ora, existem vários bandidos que queimam ônibus no Brasil e nem por isso todos os brasileiros levam a culpa, certo?
    Com relação ao senhor que pode ter investido em uma barraca para vender na copa e nas olimpíadas, aposto que este senhor iria preferir uma educação publica de qualidade, um hospital de qualidade, um salario minimo decente e não uns 20% a mais no mês. A copa é muito divertida, atrai turistas e compradores ? Sim, mas não é disso que o país precisa.
    No seu caso especialmente, você não participa de manifestações, detesta politica e anula o voto. O que você faz pra mudar o país ? Sera que realmente você pode julgar quem tá lá nas ruas, gritando e chamando a atenção do governo ? Funcionar, funciona e isso a gente já viu varias vezes no Brasil (preciso citar novamente a ditadura ?), pode incomodar alguns, principalmente aqueles que só pensam que no fim do mês não fica pesado pagar mais 20 centavos, mas pra alguns faz toda a diferença.
    O Brasil está um lixo, cheio de corruptos e péssimo planejamento, exatamente porque a maioria da população pensa como você. Pensa que não vale a pena sair nas ruas e gritar, não vale a pena tentar votar em alguém decente, não vale a pena lutar pelos direitos básicos.

    Repito uma das coisas que você disse, mas modificando um pouco: "Eu acho muito engraçado, porque a pessoa só é contra, quando os 20 centavos não a afetam."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, xuxuzinho, entendi seu ponto de vista, entendo mesmo. Você é totalmente engajado, manifesta e tudo, beleza, parabéns para você. Mas discordando do que você disse, sou afetada sim, e muito, pois sou pobre, uso onibus, tenho que recorrer ao SUS, e é minha vida que é atravancada quando tem uma manifestação. Se você não leu o post todo, dou uma ideia bem original para mudar as coisas, coloque então um de VOCÊS no senado para mudar algo. Pronto. Mas como eu disse, as pessoas acham engraçado se ela tem um carro, tem convênio, papaizinho que paga. Porque as pessoas que tem realmente que acordar as quatro da manhã pegar onibus e trem lotado todo dia não estão fazendo arruaça, estão no trabalho pra ter o que comer no fim do mes.
      Facil né?
      Mas volte sempre, adoro debater. ;)

      Excluir
  2. Na verdade, Natália, o problema está justamente no momento em que seu chefe está mais preocupado com o andamento do negócio dele que com o imposto que está sendo roubado. A manifestação, também tem um um fundo que diz respeito ao futuro. Se os governantes forem persuadidos a fazer algo de útil com nosso imposto, talvez, no futuro, mesmo que ônibus sejam queimados numa manifestação, não vai haver falta deles para você chegar ao trabalho.

    Talvez, no futuro, não vai haver falta de ambulâncias, não vai haver falta de educação o suficiente para os manifestantes sairem vandalizando as coisas. Eu também sou extremamente contra isso. Eu compreendo todo o tipo de problema que uma manifestação pode causar. Eu mesma, infelizmente não posso estar lá, porque meu filho é especial e é impossível controlá-lo no meio de uma multidão. Mas tudo o que eu puder fazer, eu farei. Porque, pela primeira vez, estamos vendo algo tão corajoso feito pelo brasileiro. Diferente do que está sendo dito pela maior parte dos meios de comunicação, os vândalos existem, mas são minoria. Não é por causa deles que a polícia está na rua jogando gás lacrimogêneo no povo.

    Em todo caso, você ainda pode se atrasar pro trabalho quando houverem engarrafamentos gigantescos causados pelas enchentes que são nada mais que descaso das respectivas prefeituras com os esgotos. E também pode perder um parente ou morrer por falta de ambulâncias para atenderem ao seu chamado ou pior... O resgate se negar à ir buscar uma pessoa que chamou, dizendo que ela tem condições de ir ao hospital sozinha[Eu ouvi isso quando minha mãe estava com a pressão super alta e eu chamei a ambulância, ninguém me contou].

    Eu sei que é chato, sei que incomoda. Sei que você deve estar de saco cheio com o assunto, de saco cheio de se atrasar pra ir pro trabalho ou pra casa e até tenho certeza que nem deve mais estar abrindo seu Face de tanta postagem sobre isso que tem. Mas acredite, isso, por irritante que seja, é pelos nossos direitos. Direitos que passamos a ignorar depois que nos foram negados ou diminuídos tantas vezes.

    Não te peço pra concordar com o que eu estou dizendo, mas talvez seja interessante pra você dar uma lida... Seu blog é lindo! Um beijão e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro que não são "meia dúzia de gatos pingandos".
    Tudo bem, vamos deixar do jeito que está...(Aqui a passagem está 4 reais).
    Devemos sim, devemos protestar com vigor e sem Vandalismo. (Lógico, existem alguns baderneiros, fato!)
    Mas os colocamos lá, e de lá podemos tirar...devemos fazer jus a este direito...
    "NÃO AO MONOPÓLIO, CORRUPÇÃO E FALTA DE IMPUNIDADE"
    Com zelo e cuidado, devemos lutar pelos nossos direitos...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. JESUS!!! Vocês são tão focados no seu pseudo patriotismo que não entenderam uma palavra do que eu quis dizer. Estou dizendo que tudo tem dois lados. Que as pessoas que manifestam, e isso eu quero dizer qualquer manifestação, não só essa, seja pacifica ou não, atrapalha e muito a vida de quem as vezes não tem nada haver com isso e de varios aspectos. Não posso expressar minha opinião que levo pedrada. todo mundo me chama de hipocrita, de mediocre. Alguem me conhece por acaso????

    ResponderExcluir
  5. Nossa, mas vc é brasileira e tem tudo haver com isso! Como mesmo disse que é pobre e passa por uns perrengues. Devia apoia tal movimento.
    Você sendo escritora, sendo da classe pobre, devia ser uma das primeiras apoia. Eu fui conta o movimento quando vir o lado do vandalismo, mas era minoria, alguns maloqueiros se acharam no direito de destruir o patrimônio público.
    Mas a grande maioria, a parte interessada, lutou pacificamente. Como escritora vc devia ficar feliz e participa, isso move todos. Como escritora vc devia ter a sensibilidade de interpreta e expressar tal indignação. Pelo amor de Deus, não gostei do que li é sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e só por que somos brasileiros que devemos agir ou apoiar esse comportamento de vandalismo!! Exatamente pelo motivo de sermos pobre, pelo menos eu tenho mais o que fazer, tenho que acordar cedo para ir trabalhar, necessito pegar o busão, mais não tem como eu pegar um ônibus em chamas!!! Querida democracia e uma coisa, isso que vcs estão fazendo e apoiando na minha terra se chama falta do que fazer!!
      Não pelo fato dela ser escritora que ela deve apoiar o errado a menos que ela ache que e certo..
      E mais se todos tem o direito de se manifestar pq ela não pode manisfesta a opinião dela no próprio blog dela..

      #Fica a dica#

      Excluir
  6. Natalia,

    Você tem seu ponto. É tudo bem relativo. Há muito o que se questionar quanto a legitimidade dessas manifestações mesmo.

    Muita gente vai te criticar mesmo sem saber qual é o grupo de maior representatividade dentro das manifestações, mesmo sem saber quem são os seus líderes,mesmo sem saber quais são suas filiações políticas(ah sim! o grupo pode ser independente mas seus membros são politizados e tem apoio dentro de seus respectivos partidos). Sinceramente? muita gente nem sabe pelo que está reivindicando. MPL? Será que todos que postaram sabem quem criou e quem apoia?

    Bacana esse ímpeto juvenil, mas a realidade é que a maior parte dos manifestantes está sendo levada pela emoção. Criou-se uma onda e está arrastando muita gente. Por um lado é bom: aumenta a visibilidade e cria curiosidade. Tira muitos da Inércia política. Contudo, cansa ver pessoas levantando bandeiras sem ler o que está escrito nelas.

    Acredito que, se as manifestações tivessem pessoas realmente engajadas e com um propósito mais "válido", ficaria mais fácil para você apoiar. As manifestações são um mal necessário, porém, primeiro vem a conscientização coletiva(o que não há). Essa manifestação é só fogo-de-palha.


    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com tudo o que postou Natalia, tudo bem realmente devemos fazer algo para mudar o Brasil, do jeito que não da !! Mais não consigo ver aonde sair quebrando tudo igual uns VÂNDALOS, parecendo uns ANIMAIS vai nos levar a nada!!...
    eu tenho uma colega que trabalha em uma loja um pouco conhecida por aqui, que e a Rubi, na filial de São Bento essas pessoas que não tem mais o que fazer passaram por lá e destruíram a loja, agora eu te pergunto pra quem vai sobrar o prejuízo??? Tenho certeza que não será pro governo!! Mais engraçado ainda quando falam que a manifestação será pacífica, haha sonha!
    Quero só ver ate onde essa palhaçada vai!!!

    Enfim essa e a minha opinião gostem ou não. EU NEM SOFRO!!

    Beijos Natalia.. Aguardemos ate onde tudo isso vai..

    ResponderExcluir
  8. Aos que me criticaram por me posicionar contra as manifestações/bagunça, vejam esse link e saibam o que aconteceu na minha cidade, Mauá.
    http://www.dgabc.com.br/Noticia/463648/manifestantes-comecam-a-chegar-no-paco-de-santo-andre?referencia=linha-topo-home
    Vou agora contar o que aconteceu COMIGO e só contarei fatos.
    Eu trabalho no Shopping de Mauá, no centro, e entrei as quatro da tarde na loja, no entanto, as tres e meia a coisa já estava esquentando, já haviam lojas no centro com as portas fechadas, alguns manifestantes já estavam "manifestando" e a estação de trem estava interditada. Do lado de fora da estação, um monte de gente trabalhadora querendo pegar o trem de volta para casa. Uma das meninas da minha loja mora em Ribeirão, como ela ia voltar para casa? Voando? E meu irmão que trabalha em Itaquera?
    Quando foi cinco horas mais ou menos, os seguranças do Shopping passaram de loja em loja, avisando para baixarmos as portas e irmos embora, mas como, se o terminal de ônibus estava fechado também?
    Não moro perto do centro, já estava escuro e tive que vir á pé por um longo percurso, atravessando a bagunça e carros de policia que passavam. Devo dizer que o que eu mais via, e digo com proposito pois eu estava na rua tentando chegar em casa, eram moleques com copos e copos de birita na mão como se estivessem indo para a balada. Patrioticos, super patrioticos. Meu irmão só chegou em casa ONZE da noite por causa dos transportes parados.E minha mãe tendo uma síncope aqui.
    Se você não acredita que a coisa foi feia, abra o link. Abriu? Agora lhe pergunto, patriota, cadê o pacifismo, a CAUSA? O que eu VI foi comportamento de ANIMAIS. Nem animais, porque nem o meu cachorro destroi a casinha dele.
    Quero ver alguém falar que eu sou egooista, que sou limitada, que sou politicamente ausente ou coisa parecida em relação á isso.
    O que eu vi foi baderna, e não apoio baderna.

    ResponderExcluir