sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1

Entrevista concedida ao blog "Resenhas Teen"

Olá Leitores!
Create your own banner at mybannermaker.com!Que animação, minha primeira entrevista! uhuhu to ficando famosa kkkkk.
Essa entrevista foi consedida ao blog "Resenhas Teen" , para a Blogueira Naylane Sartor. Na verdade, essa entrevista também será publicada no blog "Resenhas Teen", mas em julho.
Vamos lá?





Resenhas Teen - Conte-nos um pouco sobre você? Sua formação, em que você trabalha, quais são seus hobbies?
Natalia de Oliveira – Bom, Literatura é a minha paixão. Espero que dentro em breve eu possa estar cursando essa matéria que eu amo tanto. Meus hobbies, claro, envolvem livros. Gosto de escrever, de ler um bom livro e quando posso, prefiro assistir peças de teatro do que ver filmes. Tenho um blog onde dou dicas e faço criticas á algumas obras, essa tem sido uma experiência bem legal.

Resenhas Teen - De onde surgiu a motivação para querer ser escritor?


Natalia de Oliveira - Bem cedo, creio eu, quando li meu primeiro livro e o conceito de “escritor” ficou na minha cabeça. Sempre achei fascinante que uma pessoa do outro lado do mundo tivesse escrito aquela obra que eu estava lendo, que ele tivesse colocado sua visão em palavras em um papel e que eu por consequência estava vendo o mundo através de seus olhos. Sempre imaginei se algum dia eu sei capaz de fazer alguém se sentir assim, e acho que esse foi o começo de tudo. E como minha cabeça não para (risos), tinha que colocar essa imaginação toda em algum lugar. Escrever. Em minha casa, todos somos voltados para alguma espécie de arte: Meu pai é carpinteiro, minha mãe pinta, meu irmão mais velho e o caçula desenham, meu irmão do meio dança, eu escrevo. Eu poderia desenhar, como os meus irmãos, mas eu sou descoordenada (risos).

Resenhas Teen - Como é escrever um livro? Exige muito esforço, ou é somente prazeroso?
Natalia de Oliveira  – Escrever exige esforço sim, uma história não se faz de repente. Ás vezes chego á ficar horas na frente do computador sem me ocorrer nenhuma palavra. Ás vezes, escrevo um conto de vinte paginas inteiro em três horas. Mas nesses conflitos eu sinto também um prazer incalculável ao ver um texto meu pronto. Sabe, as histórias não me ocorrem inteiras, ou cronologicamente certas. Costumam começar com uma cena solta que pipoca em minha cabeça por alguma razão e que eu corro para escrever enquanto ainda está fresca. Depois, eu vou construindo o texto para frente ou para trás, depende da cena, e isso se torna o conceito de uma nova história. Por isso, por mais que ás vezes seja trabalhoso escrever, é gratificante ver aquele fragmento de ideia trabalhada até virar uma obra por assim dizer.

Resenhas Teen - Quanto tempo você levou para escrever Sebastian?
Natalia de Oliveira  – Dez anos. Eu sei, muito tempo.  Mas eu nunca a terminava. Escrevia, chegava no meio, achava que estava uma merda, jogava fora e começava tudo de novo. Nesse interim escrevi outras coisas, e chegava a ficar meses “de mal” desse livro, sem voltar á ele. Mas esta versão que vocês conhecem agora, demorou só dois anos para ser terminado, foi bem rápido eu acho, mas também minha cabeça já tinha mudado e estava mais consciente do que eu queria passar com essa história.

Resenhas Teen - Você pode nos contar sobre o que aborda o livro Sebastian?
Natalia de Oliveira  – Aborda tanta coisa, nem eu sei como classifica-lo. Aborda o Amor e o Ódio de uma forma desmesurada. Uma avalanche de ações e reações e um desejo de vingança que supera a razão, cego para as consequências.

Resenhas Teen - O que a conclusão desta obra representa na sua vida?
Natalia de Oliveira – É o fim de um capitulo na minha vida. Fiquei tanto tempo vivendo essa história enquanto a escrevia que me sentia fazendo parte dela. Mas ao mesmo tempo, é gratificante, é como ver um filho adulto começar a andar com as próprias pernas, eu acho, agora não está mais em minhas mãos oque acontece, o que eu podia fazer por ele já está feito, e agora é me alegrar com suas realizações, nesse caso, repercussão.

Resenhas Teen - Se eu lhe disse-se que o livro Sebastian, me surpreendeu em sua narrativa e enredo o que você me diria?
Natalia de Oliveira – Bom, diria que me esforcei muito para isso. Sou uma pessoa que não gosta do que é moda, que não é convencional, então tudo o que é diferente e que é surpreendente me atrai e eu quis colocar isso em meu livro. Fico muito feliz quando alguém que lê “Sebastian” diz que esperava uma coisa no começo, mas que a história foi se mostrando diferente de tudo o que ela já leu. Isso é bom, afinal, muita coisa repetida enche o saco, não é. Vide os Vampiros por exemplo, se eu ler mais um livro de vampiro adolescente que seja eu caio dura no chão(risos).

Resenhas Teen - Fale sobre o enredo.
Natalia de Oliveira – Quando eu comecei á escrever “Sebastian” eu não esperava que ele virasse uma epopeia de um garoto numa cruzada contra o mal ou coisa assim. Só queria contar a história de um garoto para quem o destino nunca sorri, e as coisas que foram acontecendo eram, na minha opinião, coisas que inevitavelmente aconteceriam em situações como as situações em que ele se encontrava. Nesse ponto a história se escreveu sozinha: É claro que se você peita o maior criminoso da cidade, ele vai te matar; é claro que se você é um garoto de rua, coisas ruins vão acontecer; é claro que se você odeia alguém, você não está nem ai se vai machucar quem você ama, tudo o que você quer é vingança.

Resenhas Teen - Os personagens são baseados na vida real? Ou só meio que indiretamente?
Natalia de Oliveira – Não, eles são ficcionais mesmo, embora eu tenha colocado traços de personalidades de pessoas que eu conheço em determinados personagens. Como Pietro, um dos gêmeos, eu baseei sua personalidade sarcástica e engraçada na minha melhor amiga, Lena. Se eu coloquei traços meus em alguns personagens, claro que sim, mas isso aconteceu inconscientemente.

Resenhas Teen - Quais questões foram mais difíceis/delicadas de abordar no livro?
 Natalia de Oliveira – Com certeza foi o capitulo “Leiloado” quase que inteiro (lembrando que tudo é só ficção), onde relato o estupro que Sebastian sofre quando criança no “Leilão de Carne” de Don Giovanni. Foi o ultimo capitulo á ser escrito, e originalmente ele não entraria no livro como um capitulo inteiro. Como no começo dessa passagem eu digo que seria mais fácil apenas dizer que aconteceu, não como aconteceu e com todos os detalhes, era o que eu ia fazer, apenas diria que aconteceu, mas depois achei que seria melhor contar tudo, para que as pessoas entendessem de onde vinha tanto ódio e por que essa obsessão com a vingança, de forma alguma eu quis chocar o pessoal, foi meramente explicativo. E além da questão da violência sexual, também teve o dilema de Lucio, amigo/irmão de Sebastian e apaixonado por ele em segredo por anos e se remoendo por dentro. Um personagem homossexual e apaixonado pelo mocinho da história? Sim. Essa é uma realidade que não podia ficar de fora. Como eu disse, não sou uma pessoa convencional, por tanto minha história não seria.

Resenhas Teen - O que você acha da falta de créditos dos livros nacionais?
Natalia de Oliveira  – Uma tristeza. Estive me informando, e aqui no Brasil, para que você jovem escritor lance um livro por uma editora seria, você tem que desembolsar pelo menos 14 mil. Agora me diz se tem como? Os poucos que conseguem um lugar ao sol , ou na estante de alguém, tem que ralar muito para tanto, e fico realmente triste que não haja incentivos tanto para a publicação quanto para a leitura. Infelizmente, brasileiro é um povo que não lê, e quando lê, é a moda que vem de fora, como aquela heresia literária “50 tons de merda” (kkkkkk).

 Resenhas Teen - O que você gostaria de dizer para seus fãs e leitores?
Natalia de Oliveira  - Olá para vocês, que são poucos por enquanto, estão no meu coraçãozinho e sempre estarão. Fico muito feliz quando alguém me diz que leu o meu livrinho e se emocionou, é para isso que estou aqui. Espero não soar pretenciosa quando digo que espero encher o saco de vocês com histórias novas enquanto a artrite trazida pela idade me deixar.

Resenhas Teen -  Alguma obra nova ou em criação, o que pode dizer de novidades?
 Natalia de Oliveira Além do “Uma carona no escuro” que já está publicado no clube de autores, estou escrevendo “O Padre e a Bruxa” que pretendo publicar esse ano ainda, e estou com o firme propósito de escrever uma história só do Lucio, personagem secundário de "Sebastian".


Ufa, eu adorei responder essa entrevista!!!

 

 

 

Um comentário:

  1. Oi Naty! Adorei a entrevista! Estou doida pra ler Sebastian! Parece ser maravilhoso, hahahah
    É mesmo uma pena o povo brasileiro não ler. Essas modinhas são bem ruins também, não gosto não, rs
    Muito bacana saber que na sua casa cada um tem um talento especial, hahahaha Acho super bacana essas famílias de artistas! ;D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir