quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

6

"Leitor Piolho"

     Olá Leitores!
     Eu estou aqui hoje, por quê resolvi fazer um post sobre esses "livros modinha" de hoje e que me irritam profundamente.
     Uma amiga minha me contou a seguinte pérola: que uma colega dela disse que iria ler "50 tons de Cinza" porquê (vejam bem) porquê todo mundo está lendo. Vocês podem dizer o que quiser, mas é incontestável que um livro pula imediatamente para o hall dos livros modinha quando uma pessoa piolho, sem estilo nem opinião própria diz uma coisa dessas.
     Sinceramente, viver em um mundo onde sou obrigada á aceitar que uma coisa é boa só porque é popular é demais para minha cabeça. Quando digo isso, eutou falando de livros como "50 tons. . ." , "Crepúsculo", "Julieta Imortal", "Romeu Imortal" ou qualquer um da serie "Fallen", ou qualquer um nesse estilo. Estou cansada  de sempre me deparar com a primissa da imortaliadade e de um principe encantado eternamente adolescente. Sério. O conceito de "A bela e a Fera" encheu o saco. Cadê a originalidade nesse mundo????

     Na verdade, eu até sei a razão pela qual essas heresias literárias se tornaram tão populares. Quando você lê, você desliga seu cérebro. Não é preciso pensar para ler esses livros. Poderia se abrir ele em qualquer pagina e ler dali para frente que não ficaria perdido, e depois de algumas paginas, a leitura se tornaria tão previsível que não seria necessário terminar o livro para saber o final.
     Oque me deixa realmente triste, é que uma pessoas encha a boca e diga que lê só porque já leu um desses livros modinha. Quero ver ler um do tipo "O Vermelho e O Negro" , "Grandes Esperanças", "O mercador de Veneza" , "Sangue e ouro" , "Rei Lear", "Edipo Rei".
Se você não conhece os livros que citei acima, desculpe-me, mas você é leitor piolho. Anda pela cabeça dos outros e não tem opião nem para escolher um livro por si mesmo.
     Mas o que realmente me irrita é uma pessoa se entitular "Leitor" porque leu Crepusculo ou Fallen. Só porque é popular não quer dizer que seja bom, só quer dizer que um monte de maria vai com as outras fez o que faz de melhor, copiar uns aos outros para se "encaixar".
A pessoa quer ler essa porcaria, então que leia. Mas não venha pagar de culto, por que isso não é cultura. Duvido que daqui quinhentos anos, esses livros vão ter o impacto cultural que Shakespeare tem, ou mesmo daqui cem anos, o impacto de Tolkien.

 

    

6 comentários:

  1. Oi Natália, que bom que você nos apoia, porque nossa, cheguei a ficar desanimada de postar, o Google é ótimo, mas um mau caráter vem e clona o blog todo, e para o Google excluir as postagens do blog do infeliz temos que mandar um documento provando que o os direitos de cada item roubado. E foi o blog inteiro, então vc faz uma ideia do trabalho que dá né.
    Mas eu e meu filho trabalhamos duro pra chegar até aqui e não vamos desistir, cada item roubado será excluído do blog desta... infeliz.
    Desculpe o desabafo.
    alei com meu filho e vamos trabalhar em um template bem parecido com o nosso para disponibilizar.
    Um feliz natal e próspero ano novo pra vc também.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natalia! Concordo totalmente com o que você escreveu. Jamais devemos nos prender a modismos. Se algo está na moda, não significa necessariamente que este algo é bom. Devemos ter senso crítico ao invés de ir pela cabeça dos outros e virar piolho. Você se expressou muito bem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm, eis o tipo de artigo que gostaria de ter escrito, justamente por retratar minha opinião, destes livros que citou como leitura edificante e pensante, li a todos, mas há dois livros que me marcaram muito e cujas minisséries foram exibidas na TV, Os pilares da Terra de Ken Follet e Os miseráveis de Victor Hugo

    ResponderExcluir
  4. O pior é que quando eu falo que li "O Senhor dos Aneis" inteiro, todo mundo diz: "Vc é louca, jamais leria um livro tão grande". Na minha opinião essas pessoas não sabem o que é cultura.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo que "leitor piolho" ou "leitor modista" não é um leitor que vá conseguir angariar pra si o melhor que a literatura possa lhe oferecer. Comecei a ler o e-book de "50 tons de cinza",mas parei,não porque achei a literatura de E.L.James ruim,mas por motivos que não valem a pena descrever aqui.Apenas acho que cada escritor(a) seja ele(a) best-seller ou não deve ser respeitado(a)dentro do trabalho que ele ou ela executam.Tu como eu e como todos que escrevem e que são verdadeiros operários da "Palavra" sabe que a vocação de ser um escritor não é fácil de ser exercida e experienciada.Como um amigo meu que também é um literato disse uma vez: - "Só quem é escritor sabe a dor e a solidão que se sente de ser oque o se é,um escritor". Apenas quem é um artista das letras sabe o quanto o seu trabalho é solitário, somente é ele e o DOC do Word em branco exposto na tela do micro,ambos esperando para que a "Musa" se aproxime e inspira a primeira palavra, o primeiro parágrafo.Eu penso que por isso tudo eu sempre tenho muito que aprender com todo tipo e espécie de escritor.Sei que tenho de ler de tudo.André Vianco uma vez disse:- "Se tu queres ser um autor de livros de terror e com isso, apenas lê escritores que escrevem acerca deste gênero literário,tu estarás fadado ao fracasso".Concordo em numero, gênero e grau com o André,acho que temos de ler de tudo,de Oscar Wilde há C.S.Lewis passando por J.R.R.Tolkien e chegando em J.K.Rowling,E.L.James e Stephenie Meyer. Eu costumo ler e fazer anotações quando leio um determinado autor(a),é como se eu estivesse participando de uma verdadeira oficina literária ministrada por por ele(a). Se quisermos aprender a escrever bem de fato,devemos nos desfazer de todo tipo de preconceito literário.Mesmo aqueles autores-literários que não são muito do nosso agrado,podem chegar a contribuir muito conosco em termos de conseguirmos bom conhecimento dentro da escrita-artística,e isso pelo simples fato destes mesmos escritores terem conseguido "chegar lá" em sua carreiras literárias.Abraços poéticos e livrescos. Parabéns pelo seu blog,estou seguindo-a.

    ResponderExcluir