sexta-feira, 12 de outubro de 2012

3

Dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida

     Olá Leitores!
     Eu me chamando Natalia Aparecida de Oliveira Ferreira, sendo Católica e devota de Nossa Senhora Aparecida, não poderia deixar de prestar minha homenagem á Padroeira, que tando intercedeu por mim. Por isso, deixe-me contar como tudo aconteceu.

(Fonte Canção Nova)

     A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).


Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.


Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.


A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.


Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).


No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.


O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.


Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.


Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".

3 comentários:

  1. Ola, tenho lido seus textos, tem sido uma boa leitura...
    Envio este texto para vc...quando for publicar, avise-me por favor...Obrigado...Abracos

    SONHOS

    ...Hoje acordei em sonhos
    Sem regras e costumes
    Em meus amores medonhos
    Num quarto de cera...

    Enfim, o sol ainda é o mesmo
    A Lua, brilha cansada
    A vida, um belo ermo
    A paixão, mal amada...

    Hoje acordei em sonhos
    Tão tristonho
    Procurando um ombro para pousar
    Ainda quero dormir
    Não sei onde...descansar..!

    ResponderExcluir

  2. Olha eu de novo...Pode publicar este texto meu?

    DE PASSAGEM...

    ...De passagem ela veio, sem eu perceber
    Roubou-me a paz e minha calma
    Levando consigo grande parte de meu coração!

    Hoje, a espero, sentado nas pedras
    Para ver se o vento a traz novamente
    Enfim, terminar o inacabado
    A sequência de momentos

    Desenhados, feitos de repentre
    E...Inesquecíveis...

    ResponderExcluir
  3. Olá Natalia,

    Gostei muito do blog, estou seguindo. Também sou escritora e estou participando do "Clube de Autores de Literatura Contemporânea". Estou indo votar em seu livro.

    bjs

    marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/10/3-premio-clube-de-autores-de-literatura.html

    ResponderExcluir