sábado, 1 de setembro de 2012

4

A Ilíada e a Odisséia de Homero, resenha


Sinopse

     Quem já ouviu a expressão odisséia mas não sabé de onde ela veio? Ou então quem já ouviu falar da história Ilíada e não ligou uma coisa á outra ou nunca teve coragem (leia paciência) de ler ou buscar do que se tratava? Bem hoje eu vou falar um pouco sobre essa obra milenar.
     A Ilíada conta a história de uma das mais famosas guerras da literatura, a guerra de Tróia.
Tróia e Esparta viviam em guerra, e numa tentativa de trégua, o rei de Tróia, Príamo, manda seus dois filhos Heitor e Paris á Esparta para negociar a paz. Paris, o mais novo, se apaixona pela rainha Helena, esposa do rei Menelau e os dois fogem para Tróia, tornando ela Helena (a vaca) de Troia. Buscando só um motivo para poder invadir a cidade, o irmão de Menelau, Agamenon vê nisso a oportunidade que ele queria e junta um dos maiores exercitos até então registrados e partem para a guerra contra a cidade de Tróia
Um dos guerreiros de Agamenon, o melhor, Aquiles, é tão arrogante quanto invensível. Não se importa com nada além de glória e vê nessa guerra a chance de ter seu nome escrito na história do mundo. Ele tem um primo, Patroclo que veste sua armadura e é morto por Heitor por engano. Por vingança, Aquiles mata Heitor e arrasta o corpo do inimigo através da praia de Tróia, na frente de toda a nação. Durante o funeral de Heitor, eles tem a brilhante idéia de contruir o Cavalo de Troia, e vencem a guerra, depois de dez anos de cerco. Aquiles morre ao ser atingido por uma flecha no calcanhar, (onde ele se distrai e leva muitas outras. fail).

     A odisséia é a continuação de a iliada.
     Ulisses, general e natural de Ítaca, cidade grega,  era muito amigo de Aquiles. É sua a ideia do Cavalo de madeira que vence a guerra e uma vez vencida a guerra, ele desdenha dos Deuses que sempre o ajudaram, desde lhe trazer conforto quando desanimado até em calar o soldado que iria colocar o plano do cavalo á perder. Por vingança, Poseidon, deus dos mares, aparece e lhe diz que ele jamais voltará para casa.
     Ulisses e sua tripulação sofrem horrores no mar, indo parar em lugares inóspitos e cheios de perigo, sem nunca conseguir voltar para casa, mesmo com a contante ajuda de Atena, deusa da sabedoria. Enquanto isso, seu reino é tomado por aqueles que se diziam seus amigos, que agora cobiçam o trono e a rainha Penélope, que para atrasar ao maximo as investidas dos pretendentes á novo rei, diz que só aceitará os pretendentes depois que terminar de tecer um manto mortuário para o marido dado como morto, que ela tece de manhã e desmancha de noite, atrazando ainda mais os pretendentes.
     Ulisses só volta para casa depois de pedir perdão á Poseidon, vinte anos depois. Agora velho, chega á Itaca desfarçado de mendigo e junto com seu filho que agora é homem feito, retoma o reino e sua esposa.

Impressões

     Esses dois livros trazem o melhor da literatura mitológica e tem os arquétipos do heroi, dos amantes desafortunados, dos reis e dos deuses. E embora seja escrito em forma de prosa, ou seja, rimado (salvo as novas edições resumidas) é rico e impecavel.

Por que você deve ler?

     Homero era um velho cego três mil anos atrás e conseguiu escrever essa história que trancende eras e foi a preferida de Alexandre o Grande. Quer mais um motivo ou isso já tá bom?

4 comentários:

  1. Fica impossível não recomendar minha obra preferida na mitologia grega.

    Impossível desgrudar os olhos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom. É uma pena que poucas pessoas se interessam

      Excluir
    2. Eu sou acadêmica de filosofia e minha monografia e projeto baseia-se na ilíada, odisséia e eneida: uma inter-relação de verdades e mitos e preciso de alguns toques, com relação a isso, como pode me ajudar?

      Excluir
    3. Olá Marcia, então, depende muito do que você vai abordar exatamente. Vai ser o impacto das obras na psiquê moderna? vai ser o arquetipo dos personagens? Com certeza uma Monografia deve ser bem mais dificil do que uma resenha como a minha, mas eu diria para você começar com uma exploração sobre a obcessão descabida de Aquiles pela fama. Tipo, ele sabia que morreria em Troia, e foi mesmo assim, pois sabia que isso lhe traria a fama. A teimosia de Ulisses em não pedir perdão a Poseidon, e os Deuses, muito espertinhos, achando graça da tragédia alheia. Todas essas são falhas que existiam quando Homero escreveu e que ainda hoje são um problema na sociedade moderna.
      Espero ter ajudado!! ;)

      Excluir